Oferendas para Oxóssi

Oferendas para Oxóssi. Ao entrar na orla da mata, acende-se uma vela branca, comum, de cera, em homenagem a Ossãe e pede-se a esse Ori­xá das folhas. Saiba Mais.
Amarracao.Org

Oxóssi, como se sabe é o Orixá das Matas. É tam­bém chamado de Odé Maior. Os dias de Oxóssi na Um­banda, são os dias de quartas-feiras. Nas quartas-feiras o astro dominante é o Planeta Mercúrio. O Anjo Celes­tial que protege as Horas de Mercúrio e, portanto, de Oxóssi, é o anjo Rafael.

As horas planetárias de Mercúrio, isto é, as horas em que na Umbanda deverão ser feitos os trabalhos ou oferendas de maior eficiência para Oxóssi, são:

Horas diurnas — Primeira e oitava hora, após o nascer do sol.

Horas noturnas — Terceira e décima hora, após o por do sol.

Nas quartas-feiras também na Umbanda giram Iansã e Jurema.

O local apropriado para os despachos ou para os trabalhos destinados a Oxóssi é a mata (o interior da mata) que, como se sabe, por ter os vegetais, é também influenciado pelo Orixá das folhas.

Cinco tipos de oferendas a Oxóssi:

Primeira oferenda: Esta oferenda constará de 7 (sete) charutos, 7 (sete) caixas de fósforos, uma garra­fa de vinho tinto, uma folha de papel de seda branco e outra de papel de seda verde.

Para se fazer esta oferenda, procede-se da seguinte forma:

  • Numa clareira, no meio da mata, coloca-se aber­ta no chão, a folha de papel de seda branco e, por cima dela a de papel de seda verde;
  • Em cima dessas folhas de papel, coloca-se, lado a lado os 7 charutos e as 7 caixas de fósforos, devendo-se antes, cortar as pontas dos charutos e tirar um pa­lito de cada caixa de fósforos e que se deixará junto à mesma;
  • Isto feito, derrama-se parte do vinho tinto em volta da Oferenda, deixando-se o resto na própria gar­rafa e colocando-se a garrafa ao lado de tudo.

Obs.: É importante não se esquecer de que, sendo Ossãe o Orixá das folhas, deverá, antes de se fazer a Oferenda a Oxóssi, fazer-se uma homenagem a ele, acendendo-se uma vela comum, branca, de cera, logo ao se penetrar a mata.

Segunda oferenda: Ao entrar na mata, ou seja, na orla da mata, acende-se uma vela branca, comum, de cera, em homenagem a Ossãe e pede-se a esse Ori­xá das folhas, licença para se entrar na mata e se fa­zer uma Oferenda a Oxóssi. Esta Oferenda constará de 3 (tres) charutos de boa qualidade, uma caixa de fós­foros, uma garrafinha de mel, uma garrafa de vinho tinto, papel de seda verde e ramos de oliveira (árvore da azeitona).

Deverá ser esta Oferenda armada da seguinte forma:

  • No chão, em uma clareira no interior da mata, estende-se a folha de papel de seda verde;
  • Em cima do papel, coloca-se o vinho tinto servido em um copo branco, liso, virgem, deixando-se a garrafa ao lado;
  • Acende-se os charutos, colocando-se os mesmos em volta do copo e da garrafa de vinho tinto, forman­do um triângulo;
  • Cerca-se tudo com ramos de oliveira;
  • Finalmente, circunda-se a Oferenda derramando- se o mel em volta de tudo.

Isto feito, então, faz-se a Oferenda, ou melhor, faz-se a Oferenda a Oxóssi, pedindo-se o que se quer ou necessita (se íôr um voto) e agradecendo-se o que se conseguiu, (se íor uma promessa).

Terceira oferenda: Como já foi dito, acende-se, na orla da mata, uma vela de cera, branca, comum, em homenagem a Ossãe e se pede licença a esse Orixá para se fazer uma oferenda a Oxóssi. Depois, então, faz-se o seguinte:

  • numa clareira, no interior de uma mata, estende- se no chão, uma folha de papel de seda branco e, por cima, uma de papel de seda verde;
  • Em cima dessas folhas de papel de seda, coloca- se um arco e uma flecha (miniaturas);
  • Rodeia-se com 7 (sete) copos lisos, brancos, vir­gens, cheios de vinho tinto, cuja garrafa deverá ficar vazia (não é necessário, na verdade, encher-se os co­pos totalmente, mesmo porque, assim, uma garrafa só de vinho não seria suficiente);
  • Ao lado de cada um desses 7 (sete) copos, colo­ca-se 1 (um) charuto (são 7 charutos ao todo), devendo os charutos serem colocados acesos;
  • As velas deverão ser colocadas formando um tri­ângulo;
  • Depois de tudo isso, circunda-se o trabalho com mel;
  • Após tudo isso, faz-se a entrega da Oferenda a Oxóssi, pedindo-se o que se quer ou necessita, se fôr um voto ou agradecendo-se o que se conseguiu, se fôr pagamento de uma promessa.

Quarta oferenda: Como nas demais, ao se en­trar na mata, acende-se, na orla, uma vela de cera bran­ca, comum, em homenagem a Ossãe e se pede a esse Ori­xá das Folhas, licença para se fazer a Oferenda a Oxóssi. A seguir, faz-se o 

seguinte:

  • Bem ao pé de uma árvore grande, bem copada, acende-se uma vela de tamanho grande;
  • Ao lado, servido num copo branco, liso, virgem, coloca-se um pouco de vinho tinto, deixando-se o que sobrar, na própria garrafa, ao lado da Oferenda, um pouco afastado, porém;
  • Isto feito, cerca-se o tronco da árvore, derra- mando-se mel;
  • Faz-se, então, o oferecimento, pedindo-se o que se quer ou necessita.

Quinta oferenda: Homenageando-se, antes, a Ossãe, com uma vela acesa na orla da mata e pedindo- se licença a ele, faz-se, numa clareira, no interior de uma mata, o que se segue:

  • Em 3 (tres) lugares diferentes, próximos um do outro, acende-se e oferece-se 3 (três) charutos de boa qualidade, fazendo-se isso de modo a que seja formado um triângulo.
  • Feito isso faz-se o pedido (se for um votò) ou o agradecimento (se fôr uma promessa que se está pa­gando).

Ao se fazer qualquer oferenda a Oxóssi, é lógico, que se terá de fazer a saudação a ele. Assim, para co­nhecimento de meus estimados irmãos, direi que a sau­dação a Oxóssi na Umbanda é: Okê Bambi ô crim!

No Angola, porém, a saudação a Oxóssi é a seguin­te: banda coquê Odê maior, oquê arô. Qualquer uma das duas serve. Poderão ser feitas indiferentemente.

Nas oferendas a Oxóssi poder-se-á, entre outras, proferir as seguintes palavras:

Okê bambi ô crim! salve Oxóssi! (ou então: banda coquê odé maior, oquê arô!) Peço-vos que aceiteis esta humilde oferenda deste vosso filho e que in­tercedais junto a Oxalá e a Zambi maior, para que eu consiga (aí, então, diz-se o que se quer ou necessita). Isto, no caso de ser um voto. No caso, porém, de ser o pagamento de uma promessa, em vez de se pedir, diga- se: agradeço-vos, grande Oxóssi, por me terdes alcan­çado o que vos pedi. Okê bambi ô crim! salve Oxoss!

It is coated with Super-LumiNova? luminous coating, this replica watches uk sports dial is very careful in the details of replica watches the design, plus scratch-resistant, anti-reflective coated mirror, with replica watches online brown suede calfskin perforated strap, in the material structure, this The practicality of replica watches swiss the models is strong, and the mechanical watch has a power reserve of 46 hours.